Webmail

Ações de Janeiro Branco realizadas nas unidades IESP

Mais uma vez, janeiro foi um mês repleto de atividades voltadas à conscientização nas unidades do IESP – Instituto de Excelência em Saúde Pública.

A primeira campanha do ano, Janeiro Branco, tem como objetivo promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental.

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), ‘saúde mental é muito mais do que ausência de doenças mentais, é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade’, ou seja, a pessoa com boa saúde mental é capaz de realizar suas atividades normalmente, cumprindo suas responsabilidades e tendo momentos de lazer e convívio social.

Pensando nisso, o IESP realizou diversas atividades nas unidades sob sua gestão com o objetivo de promover a saúde mental.

Na UBS Mãe dos Homens, em Bragança Paulista, por exemplo, foi destacada a importância da alimentação nos cuidados com a saúde mental e física. Ao final, os presentes ainda puderam participar de uma sessão de auriculoterapia. A ação contou com a participação da Enfermeira Deise, da Psicóloga Tathiana e da Nutricionista Juliana.

Na unidade EAP Araras do Mori, Bragança Paulista, teve palestra, atividades lúdicas e motoras e também meditação.

Na ESF São Lourenço, Bragança Paulista, depois de uma palestra com o tema Janeiro Branco – Saúde Mental, foram entregues folders informativos aos presentes e logo em seguida foram realizadas algumas atividades físicas. Participaram da ação as profissionais: Sheila – educadora física, Vera – psicóloga, Ângela – agente comunitária, Daiane – auxiliar de farmácia e Rita – Coordenadora do Posto.

Na unidade ESF Vila Davi, também em Bragança Paulista, teve palestra com orientações sobre a saúde mental, finalizada com atividades físicas ministradas pelas profissionais Sheila e Ana Carolina.

O IESP está sempre atento às necessidades da comunidade com relação à saúde física e mental, e por isso busca promover periodicamente ações de conscientização para aumentar a qualidade de vida de toda a população.

O que fazer para ter mais saúde mental?

Diante de uma rotina atarefada e cheia de responsabilidades, a nossa mente pode acabar ficando sobrecarregada. Por isso, um conjunto de ações precisa ser colocado em prática no dia a dia para que possamos preservar a saúde mental. Confira o que pode te ajudar a manter a boa saúde mental e emocional:

Praticar atividades físicas regularmente: Um corpo ativo preserva a mente saudável.

Cuidar dos seus hábitos alimentares e descansar bem: A qualidade dos alimentos consumidos e do sono é fundamental para a saúde mental.

Manter a mente ativa por ler, estudar e aprender coisas novas: Exercitar o cérebro melhora a capacidade de raciocínio, memória e até de relaxamento.

Não se isolar: Mantenha contato frequente com a família e amigos e fortaleça seus vínculos sociais.

Ter equilíbrio entre as responsabilidades e as atividades de lazer: Cada um tem seu tempo e seu lugar.

Quando procurar ajuda?

Quando se trata de saúde, a maioria das pessoas pensam em cuidar do corpo. Mas, tão importante quanto, cuidar da mente é fundamental para alcançar o bem-estar completo.

Fique atento a mudanças de humor repentinas e frequentes, tristeza que não passa, falta de motivação e ânimo, perda do prazer em coisas que antes gostava e alterações alimentares e de sono. Procure ajuda de um amigo, familiar ou profissional da saúde e cuide da saúde mental.

Cuidar do corpo faz bem. Cuidar da mente também.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
plugins premium WordPress