SAMU participa do evento de ciclismo em Campos do Jordão

SAMU participa do evento de ciclismo em Campos do Jordão

 A bicicleta nas últimas décadas está ganhando destaque no cotidiano do Brasileiro, sinal disto, o grande número de adeptos deste meio de locomoção, podendo ser por hobby, paixão ou profissional exemplo disto foi um dos maiores eventos esportivos de Ciclismo do Mundo, Campos do Jordão (SP) a cidade sede para esta incrível ocasião, de 4 e 6 de dezembro se desenvolveu com uma vista admirável.

Cerca de 2.000 pessoas participaram segundos os organizadores e dentre eles estavam a Equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)  sendo agentes de transformação, utilizando este espaço para cuidar da saúde, incentivar as práticas esportivas. Assim se transformando em um momento de paixão em benefícios para a vida, lembrando para que pudessem participar deste evento, foi necessário apresentar um atestado de aptidão física emitida por um cardiologista, isto também sendo mais um sinal de segurança.

Neste contexto que se insere a coragem de quem salva vidas diariamente, se faz necessário um período para pensar em si no foco na saúde mental, utilizando de prevenção, preparação e trabalho em equipe irá conquistar a vitória em pequenos ou grandes desafios tanto no ciclismo como em suas vidas pessoais no final de a cada etapa.

 

   

 

Por meio de uma parceria inédita entre iniciativa privada e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation -, chegou ao Brasil em 2015 um dos mais respeitados eventos esportivos do mundo. Após três bem sucedidas edições nos anos de 2015, 2016 e 2017 na cidade paulista de Cunha, o L’Étape Brasil seguiu para cidade de Campos do Jordão, onde realizou sua quarta edição em setembro de 2018. Em 2019, o L'Étape Brasil acontece de 27 a 29 de setembro, novamente em “Campos do Jordão” e se consolidando como o maior evento de ciclismo amador da América Latina.

Criado em 1993, o L’Étape du Tour oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo a oportunidade de participar de um evento com o espírito do Tour de France. Oferecendo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional, logo começou a atrair ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência. Hoje em dia, aproximadamente 13 mil ciclistas de mais de 50 países costumam se reunir para o L’Étape du Tour. Cada prova traz a esses atletas a oportunidade de pedalar em um trajeto diferente, descobrir novas regiões e combinar um desafio desportivo com o turismo em um dos mais belos países da Europa.

 

  

 

Antes de começarmos andar de bicicleta devemos lembrar de algumas regras básicas de segurança:

  • Escolha o modelo da bicicleta de acordo com seu tipo físico e a forma que pretende usá-la. Coloque equipamentos que ajudam os motoristas a enxergar você e sua bicicleta em movimento.
  • Proteja as mãos com luvas especiais para evitar lesões, se cair, e mantê-las aquecidas nos dias frios. Óculos também são importantes, porque, além de protegerem os olhos contra os raios ultravioleta, impedem a entrada de corpos estranhos (poeira, ciscos) que podem prejudicar momentaneamente a visão e o equilíbrio;
  • Prefira roupas claras, com faixas refletivas e fluorescentes na frente do corpo e nas costas;

Verifique as condições mecânicas da bicicleta — pressão dos pneus, funcionamento do breque, ajuste do selim, da manopla e do guidão com regularidade;

 

 

Alguns benefícios do Ciclismo:

1.Fortalece a musculatura

Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. 

2.Auxilia na saúde do Coração

Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes

3.Reduz o Estresse

O ciclismo é um esporte muito democrático e que incentiva o convívio social. Pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e deixar o estresse para trás. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

4.Melhora da Respiração

Ao ganhar condicionamento físico, você consegue ter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo todo.

5.Ajuda no Equilíbrio

Com o ciclismo, você exercita o equilíbrio sobre duas rodas e consegue transportar esse aprendizado para outros exercícios e para a mente, que acompanha o corpo ao manter a forma e balancear as emoções.

 

Com a Participação de Todos, podemos mudar e criar estímulos para práticas de atividades físicas, para uma melhoria constante em nossas vidas.

Agradecemos a todos os envolvidos do SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)!

 

 

 

 

 

Receba mais posts como este.
Assine nossa NEWSLETTER.