
Coren-ES dá posse à Comissão de Ética da UPA Castelândia
No dia 14 de outubro de 2020, o Coren-ES realizou a posse da Comissão de Ética da UPA Castelândia. A posse foi oficializada virtualmente pelo conselheiro Leonardo Campagnani.
E contou com a participação da enfermeira Roberta Pedroni, gerente de Enfermagem, e do enfermeiro RT, Rogério Martinelli Esperandio.
Sobre o programa
A existência de Comissão de Ética de Enfermagem na instituição valoriza os profissionais de Enfermagem, garantindo um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética.
À comissão é um grande avanço com a equipe de enfermagem, além de assessorar a gestão com as questões ligadas a ética profissional, vai também vencer as dificuldades do dia a dia, promover avanços na assistência de enfermagem, fortalecimento com as ações consultivas, preventivas e educativas sobre as questões éticas e disciplinares.
Entre as competências da Comissão de Ética de Enfermagem da Instituição de saúde está:
- Divulgar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais normas disciplinares e éticas do exercício profissional.
- Promover e/ou participar de reuniões, seminários ou atividades similares que visem à interpretação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
- Assessorar a Gerência, Coordenadores ou órgão equivalente de Enfermagem da instituição nas questões éticas.
- Orientar a equipe de Enfermagem sobre o comportamento ético-profissional e sobre as implicações decorrentes de atitudes não éticas.
- Orientar clientes, familiares e demais interessados sobre questões éticas relativas ao exercício profissional de Enfermagem.
- Promover e/ou participar de atividades multiprofissionais referentes à ética.
- Apreciar e emitir parecer sobre questões éticas referentes à Enfermagem.
- Zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem.
- Comunicar, por escrito, ao COREN as irregularidades ou infrações éticas detectadas.
- Encaminhar anualmente ao COREN e à Gerência, Coordenadores ou Órgão equivalente de Enfermagem o planejamento das atividades a serem desenvolvidas e o relatório das atividades do ano anterior até 1º de março.
- Solicitar assessoramento da Comissão de Ética do COREN em caso de necessidade.
- Cumprir e fazer cumprir as disposições do Regimento da Comissão de Ética de Enfermagem da Instituição de Saúde.